segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Promessas de fim de ano para engendrar um xeque-mate! (ou Projeto Artifício Socialista 2013)



0 - RETROSPECTIVA 2012 DO BLOG ARTIFÍCIO SOCIALISTA

0.1 - Apesar de a minha primeira postagem aqui ter sido no dia 28 de janeiro, eu considero que tenhamos chegado sim, a doze meses de vida, com essa véspera de ano novo que é o dia 31 de dezembro. O fato de o mundo não ter acabado, e de eu ainda estar tendo o prazer de continuar escrevendo aqui, e tendo este delicioso feedback de vocês, que nos lêem, é uma dádiva, e eu me sinto no direito de fazer uma retrospectiva, até senti muita vontade de fazê-la.

0.2 - Sim, eu gostaria muito de fazer essa retrospectiva 2012 do blog artifício socialista, mas minha preguiça de revisar esse ano todo é maior do que essa vontade. Então me basta encerrar o ano de 2012 neste blog falando um pouco sobre a imagem acima, sobre o que foi escrever este blog durante este ano, e sobre o que espero de 2013, em relação ao blog, mas não apenas.

1 - SOBRE A IMAGEM QUE ILUSRA ESTE TEXTO

1.0 - Achei no facebook, não sei de quem é, não sem se foi feita pra algum contexto especial, e apenas roubei como roubo todas as imagens que ilustram textos neste blog. Um camarada de São Mateus postou no grupo da UFES no facebook.

1.1 - Para pessoas leigas no xadrez, a imagem mostra uma nítida vantagem material das brancas sobre as pretas. Isso quer dizer que com as peças que o velhinho tem, o jogo está na iminência do xeque mate dele sobre o policial, ou seja, de vitória das brancas. Poderíamos até nos ater a uma rasteira análise sobre o que acontece dentro do tabuleiro (rasteira, porque a vantagem é tão grande que o velhinho só teria uma chance de não ganhar rapidamente: errando!), mas o que nos interessa é o que a imagem ilustra.

1.2 - A imagem ilustra que, por mais que tentemos derrotar o capital através das "regras do jogo", as armas do capital sempre reagirão contra nós, quando estivermos vencendo. A imagem é um tapa na cara das teses reformistas ("construir o socialismo por dentro do estado, disputando-o, vencendo, e fazendo a reforma da sociedade até que o capitalismo reformado deixe de ser injusto, deixe de ser capitalista e se torne socialista", "não dá pra construir o socialismo porque o capitalismo é indestrutível, então o que podemos fazer é entrar na máquina, mudar por dentro, e humanizar o capitalismo, tornando-o menos injusto com as nossas contribuições espertas e genialmente traiçoeiras", entre outras variantes igualmente imbecís dessa grande tese da "disputa por dentro das regras do jogo"), que é o reformismo. A imagem ilustra, resumindo, que junto às ações de disputa dentro da regra do jogo, devem estar conjugadas ações prioritárias na disputa fora do universo do tabuleiro. A imagem comete erros, porque em tese, e de fato é verdade, a vantagem matemática no jogo está com as brancas, por terem o primeiro lance, e começarem o jogo um passo na frente das pretas, e o sistema capitalista não só não coloca os trabalhadores um passo à frente do capital, como também não nos coloca apenas um passo atrás, como é o caso da vantagem inicial do xadrez. É como se começássemos com as pretas e sem a dama, pra quem conhece as regras do jogo (pra quem não conhece, a dama ou rainha é a peça mais poderosa do jogo, e se um dos lados a tem e a outra não, a vantagem costuma ser gritante!). Mas apontar esse erro é um preciosismo de enxadrista, ignorem, porque a imagem é muito boa.

1.3 - Outra coisa que a imagem mostra, e talvez seja a sua principal intenção, é o papel do estado, do seu braço militar, da polícia, diante das circunstâncias em que o trabalho surpreende o capital ameaçando vencer. Exemplos simples e rápidos disso, só aqui na América Latina, são o Brasil em 1964, Chile em 1973, Nicarágua durante a década de oitenta.

1.4 - Assim sendo, amadas e amados, no ano de 2013, vamos parar com a porra da peleguice reformista, e entender a importância de mantermo-nos como alternativa de esquerda aos projetos do estado burguês, por favor?

2 - PROMESSA PARA DOIS MIL E TREZE, MUNDIÇA!

2.0 - Diante de tudo o que foi dito acima, ou seja, de um miguezinho de viciado em xadrez para introduzir o verdadeiro assunto da postagem, vamos à lista de promessas!

2.1 - O blog Artifício Socialista, no ano de 2013, vai continuar se posicionando, cada vez mais, como oposição de esquerda ao Governo Dilma e todos os seus aliados, na atual gestão do estado burguês em favor do capital, vai continuar combatendo a direita aliada do petismo e a direita que lhe faz oposição, e vai continuar combatendo a esquerda que está namorando alianças com o petismo e com a direita tradicional, esteja essa esquerda recuada dentro ou fora do PSOL.

2.2 - O blog Artifício Socialista vai continuar buscando a construção de um projeto contra-hegemônico para a psicologia brasileira, latino-americana e internacional, e vai aprofundar essa construção, sobre as bases que foi possível formular ainda de maneira muito incipiente e confusa nesse ano de 2013. Quer ser um núcleo de debates teóricos e práticos sobre a psicologia e seu caráter revolucionário, e espera não ser o único núcleo, portanto pretende incentivar a criação de mais e mais espaços de escrita e leitura daquelas e daqueles que acham que a psicologia deve ser um instrumento de luta. Esse diversismo barato da psicologia só nos enfraquece, e a unidade desta ciência-prifissão-chamecomoquiseressaporra só pode se dar em torno das psicologias verdadeiramente críticas e revolucionárias, ou seja, anti-capitalistas.

2.3 - O blog Artificio Socialista insistirá, em 2013, no combate às opressões (que não são todas invenções do capitalismo, mas que se converteram, todas elas, em armas do capital para sua expansão e para deter nossa luta, e cujo combate pode, cada vez mais, se unificar a um combate ao capital). Ou seja, as diversas lutas contra as opressões continuarão tendo, para este humilde blog que vos escreve, caráter revolucionário!

2.3.1 - Aqui continuará sendo um porto seguro para a luta feminista, e a produção deste blog continuará atenta, buscando aprender com tudo o que o feminismo produz. Inclusive, continuaremos levando adiante a bandeira do Amor Livre, afinal faz parte do princípio fundante deste fanzine virtual a injunção dialética "Ao Prazer Lutador e à Luta Prazerosa!". A luta contra a possessividade nas relações amorosas, lição que o feminismo deu a este blog, continuará sendo um dos carros-chefe de nossas formulações, mas não deixaremos de combater toda e qualquer outra forma de apropriação do corpo da mulher por parte dos homens, direta ou indiretamente.

2.3.2 - Abriremos uma frente ainda mais enfática de luta pela compreensão do ser humano como ser diferente mas igualmente humano, e aumentaremos (isso mesmo, podem cobrar depois!), AUMENTAREMOS nossa formulação acerca do debate antirracista, de negritude, desde as cotas raciais até as ações extrajudiciais da polícia, passando pela formação da identidade diante do racismo contra a população de pele preta.

2.3.3 - Seremos em 2013 um dos maiores, se não o maior (ambicioso, cobrem também!) veículo de comunicação virtual sobre a Luta Antimanicomial, apontando seu caráter revolucionário e comunitário. Com isso, traremos também as demais lutas em defesa de um SUS 100% público, mas também contra toda e qualquer forma de manicomialidade, defendendo o direito ao enlouquecimento e à drogadicção, acompanhado do direito à devida assistência necessária diante dos sofrimentos que esse enlouquecimento e essa drogadicção possam trazer, seja à saúde, seja em qualquer outro campo. A perspectiva da autonomia é não tutelar a loucura nem criminalizar o uso de drogas, dando a ambos a responsabilidade que lhe é devida, porém sem silenciamento nem perseguição. O antiproibicionismo e a luta por serviços substitutivos, contra o comércio da saúde encampado pela psiquiatria conservadora, serão uma das principais frentes de formulação deste blog em 2013.

2.3.4 - Traremos aqui outros debates como o fim dos ataques diretos ou indiretos à população LGBT, os absurdos da falta de acessibilidade a pessoas com todo e qualquer tipo de deficiência, a questão da mobilidade urbana, do transporte coletivo e do direito à cidade. Esperamos que outras discussões sejam trazidas para que possamos tecer neste blog, isso aqui não se constrói na mera solidão.

2.4 - O blog Artifício Socialista promete: a luta do Movimento Estudantil, a luta dos movimentos sociais que se erguem pela educação que forma para a emancipação, continuará sendo uma de suas grandes tarefas. O movimento estudantil comprometido com tudo o que está acima prometido, terá neste blog seu lar e seu quartel general. A universidade que temos hoje será irritantemente posta em questão, e a universidade que queremos será irresponsavelmente lapidada, planejada, desejada, formulada e registrada aqui. Seremos uma voz das lutas que o movimento estudantil toma para si, não só acerca da educação, mas acima de todas as outras que coloquei nas outras promessas, e de muitas lutas que esqueci ou omiti. Enfrentaremos sempre as perspectivas de organização revolucionária que colocam o movimento estudantil abaixo de seu papel, e com isso não pretendemos endeusar o ME, pretendemos apenas denunciar o erro que muitas vezes é cometido por camaradas que, ao diminuir o ME, e fazer uso dessa diminuição em favor de suas compreensões teorico-práticas de luta, acabam por enfraquecer o conjunto da esquerda socialista combativa. Aqui, no blog Artifício Socialista, esteve, está e em 2013 certamente ainda estará presente o Movimento Estudantil!

2.5 - O blog Artifício socialista continuará sendo um espaço artístico, e continuará sendo um espaço da arte. A revolução estética e cultural que precisamos viver e aprofundar, ainda está muito incipiente, e a criação deste blog é causada pela minha constatação dessa incipiência. Ainda há muito a fazer, e é por isso que estou aqui, nesta noite de segunda, último dia do ano, prometendo que no ano que vem, tudo isso continuará.

2.6 - Por fim, esse blog é o lugar do amor. Mas isso ainda precisa ser desvendado.

3 - CONCLUSÃO

Foi um prazer viver essa experiência, passar por tudo o que eu passei com este blog até aqui, e que eu comentaria se tivesse feito a retrospectiva que não fiz. Esse blog me ajudou em momentos muito difíceis e ilustrou muitos bons momentos. Eu espero continuar tendo os segundos e força pra encarar os primeiros. As mudanças virão, nem as prometo porque tenho certeza delas. Como serão, não sei, mas serão com muita luta, com muito aprendizado, e com muita amizade, porque a luta, o aprendizado e a amizade são os três pilares que me fizeram chegar até aqui com este blog. Portanto eu não poderia concluir o último texto de 2013 agradecendo a cada uma e cada um de vocês, que acompanham o blog, ou que o lêem ocasionalmente. Eu não sou o autor, eu sou o sistematizador, tudo isso aqui é obra de vocês. Obrigado demais por tudo. Fim de ano é besteira, mas é um bom motivo pra fazer esse agradecimento. Amanhã o mundo estará imerso na mesma ordem social injusta de hoje. E amanhã, você e eu e o blog Artifício Socialista continuaremos dizendo não a tudo isso, e conspirando desordens!

Ao prazer lutador, e à luta prazerosa!

beijinhos de maracujá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário