terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Doutor Noel, Psicólogo



Papai noel passou por aqui... A gente bateu um papo sobre bons e maus comportamentos.

Mas antes, só desfazer alguns mitos... Ele nem tem barba, nem trenó, nem gorrinho... Usa uma roupa engraçada, tipo entregador do Ponto Frio. Ele pediu pra chamar ele de Noel, inclusive. Disse que não é meu pai, e que nem tem filho, e não sabe porque essa palhaçada de todo mundo ficar chamando ele de Papai. "Papai! Papai! Papai meu cu!!!", disse ele.

Ele veio dizendo que meu presente não estava com ele, e que a galera lá da empresa que ele trabalha estava avaliando o meu caso. Ele me explicou como funciona o esquema dos pedidos e eu fiquei bolado. Não é essa babaquice de cartinha, que todo mundo fala! Papai noel tem mais o que fazer, do que ficar lendo cartinha e conferindo a caixa de correios dele.

Ele disse que eles têm um sistema de computadores super velozes, conectados com o vitral do céu, aí de vez em quando eles mandam umas estrelas cadentes, pra gente fazer pedido. Aí eles avaliam estatísticamente a média dos pedidos feitos durante o ano, e escolhem o que presentear baseado em critérios científicos. Daí ficaram em dúvida se me dariam o violão ou o menage.

Daí ele explicou a segunda etapa do processo, que é pra decidir se a pessoa merece ou não o prêmio. Ele falou que não é uma questão de castigo, é que nem emprego: na crise não tem presente pra todo mundo, aí tem que selecionar quem vai ganhar e quem não vai. Como violão e menage são coisas muito pedidas, em qualquer dos dois casos eu teria que disputar a vaga com outros concorrentes, mas ele disse que a concorrência pro menage é maior. Fiquei surpreso. Daí ele disse que o processo seletivo não seria meramente quantitativo, que na verdade uma avaliação psicológica não consiste apenas no resultado dos testes, mas no parecer de um profissional qualificado. Neste caso, ele. Me aplicou uma bateria de testes de inteligência, de personalidade e de atenção. Depois abriu o meu prontuário e leu minha retrospectiva de 2012. Essa foi a parte mais interessante, porque ele permitiu que eu comentasse cada episódio e refutasse cada comentário dele. Eles classificaram meus momentos em 2012 em grandes categorias, que por sua vez tinham algumas subcategorias (nem todas). Eu não lembro nem as categorias todas de cor, mas tinha algumas tipo: "uso de drogas", "vida amorosa", "carreira acadêmica", "atuação política", "administração financeira", "produção artística", "interações sociais"... Acho que tinha mais umas três ou quatro. Acho que baseado na bateria de testes e nesta intervenção clínica, ele vai fazer um parecer pro setor de gestão de pessoas, digo, de presentes da empresa, pra eles decidirem se me darão o presente ou não.

Eu dei doce de jaca pra ele. Ele elogiou os dotes culinários da minha mãe, e depois nos despedimos!

Acho que o menage eu não ganho não, mas o violão eu tenho chance!

beijinhos de maracujá!

Um comentário:

  1. AUHeuHAeuHAEuHaeuAehuaehuaehuAehuAehu
    Do caralho! demorou entrar num livro de contos de natal!

    EnoS

    ResponderExcluir