quinta-feira, 11 de junho de 2015

Parlamentares de Esquerda: Podem Não Ser A Revolução, mas que Tão Fazendo Falta... Tão!




O objetivo desta postagem é simples, defender a ideia de que o abandono da tática eleitoral por parte de pessoas progressistas, de esquerda, anticapitalistas, mesmo que não se identifiquem com esses nomes, mas que são coerentes com tais posições, contribui para o chamado crescimento do conservadorismo. Ao menos nas coisas aprovadas no congresso.

É isso! A correlação na Câmara dos Deputados e no Senado influencia DE VERDADE na forma como se aplica o controle das vidas da coletividade. O petismo foi por um bom tempo esperança de muita gente, e fez crescer no Brasil a opinião pública progressista, favorável a uma forma mais arejada de ver o país e o mundo. Era um dos principais espaços políticos que reunia pessoas ativamente preocupadas com os direitos de mulheres, LGBT's, pessoas loucas, negras, enfim. O PT ocupa o governo, a subjetividade crítica se sente traída, muita gente passa a pensar de maneira conservadora, muita gente abandona as urnas, é pequeno o grupo de pessoas que procura outros partidos, mais radicais e coerentes com a visão crítica. Há até quem abandone as urnas mas respeita esses partidos radicais.

Pois acho que tá ficando nítido pra todo mundo, que não dá pra gente dizer "deixa esse congresso pra lá e vamos anular nossos votos, e ponto!"... Nós precisamos usar esses partidos críticos, fazer deles nossos instrumentos pra reacender a esperança nas pessoas críticas, no povo pobre, em quem sofre opressões. Precisamos fazer crescer aos olhos do povo brasileiro alguma alternativa de esquerda, verdadeiramente de esquerda, que não seja apenas eleitoral, que esteja no dia-a-dia dos movimentos sociais.

Precisamos convencer a galera que tá abandonando as urnas por ser de esquerda, a vir para as urnas derrotar a direita, a falsa esquerda e a falsa terceira via! Como já disse em outros textos, não há o lado de cima do muro!

Não quero dizer que as pessoas que anulam votos, ou que não vão às urnas, são as culpadas desse cenário. Longe disso! Nem que não é legítima tal posição, acho que a política institucional é ótima em convencer as pessoas a perderem a crença nela! Eu não tenho essa crença! Nas duas últimas eleições presidênciais nem fui votar no segundo turno! Mas se minhas candidatas tivesses ido pro segundo turno eu votaria nelas novamente, mesmo não acreditando na eleição como forma de transformar A ESTRUTURA dessa sociedade. Porque há transformações ocorrendo o tempo inteiro, e precisamos superar a decepção profunda que o PT causou no psiquismo brasileiro, pra conseguir reestruturar alternativas! Não tô pedindo voto no PSOL, tem outros partidos de esquerda que respeito, com quem fecho! Nenhum desses partidos são perfeitos, nem o meu, mas mais importante do que o voto é a unidade na luta, que se faz desde já! Só quero defender essa simples tese: quando além de todas as outras coisas, a gente TAMBÉM vota em boas pessoas de bons partidos, a gente tem MAIS FORÇA no dia-a-dia das lutas do que esse cenário conservador horroroso do primeiro congresso pós Junho de 2013!

Vamos continuar conversando sobre este assunto?

beijinhos de maracujá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário