sexta-feira, 7 de junho de 2013

Grandes aprendizados para grandes construções (ou Sobre o SEGUNDO ATO antimanicomial contra a Clínica Santa Isabel)



Minha vida está completamente entregue a três construções: a de uma psicologia contra-hegemônica, a de uma sociedade sem manicômios, e a uma mobilização classista de trabalhadoras e trabalhadores para construir o socialismo, combater todo tipo de opressão e exploração. Não se trata de uma santíssima trindade, mas acho que essas três construções são uma só. A sociedade sem manicômios que a Luta Antimanicomial almeja não pode ser outra se não a sociedade socialista. O manicômio se tornou instrumento do Capitam em sua hegemonização, e a luta contra os manicômios e as manicomialidades fortalece a luta socialista. Além disso, mudar a correlação de forças e derrotar a atual hegemonia da psicologia hoje, como ciência e profissão, é algo que só pode acontecer em paralelo (em relação de mútua ajuda) com as lutas Socialista e Antimanicomial.

E de repente eu me vi nascendo no estado do Espírito Santo, onde há um manicômio para derrubar. E me alegra ver que, por estar entregue a essas três construções trinas e unas, eu tenho me visto cada vez mais rodeado por pessoas que estão lutando essas lutas junto comigo, que seja apenas uma ou duas delas, que seja as três! E o ápice disso tudo está no evento que divulgarei neste post:


Para quem tem facebook, aí está o link. Vou postar também uma coletânea de vídeos. O primeiro é a emocionante apreciação da moção que apresentamos no oitavo congresso nacional de psicologia (CNP), congresso do Sistema Conselhos de Psicologia... Vale a pena ver o vídeo até o fim:


Os outros três vídeos são do guerrilheiro FrancoRebel, na minha opinião um dos soldados mais perigosos do nosso exército guerrilheiro. Perigoso para nossos inimigos, é claro:




Além disso temos um formulário, que pedimos que você, que está lendo isso agora e quer participar do ato, preencha e divulgue para mais pessoas: https://docs.google.com/forms/d/11qT7TXYj4Hu9MMASWODb9hQrXaIKUsFsZbWa0DZq-qo/viewform

O ato começará em frente da Clínica Santa Isabel (Rua Gilceu Machado, bairro Amaral, Cachoeiro do Itapemirim - ES) e marchará com intervenções artísticas, palavras de ordem, cartazes, batuques, panfletagem e outras estratégias de diálogo com a população cachoeirense. Encerraremos com um piquenique antimanicomial, então pedimos a todas e todos que levem algum tipo de alimento para o nosso banquete.

Teremos três oficinas de confecção de cartaz. Uma ocorrerá em VITÓRIA, no prédio CEMUNI VI, na UFES, na quinta-feira 13 de junho às 17 horas; outra ocorrerá em VILA VELHA, na UVV, na sexta-feira 14 de junho às 14 horas; e queremos também fazer uma terceira oficina na cidade de CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM, também na sexta-feira 14 de junho às 14 horas. Tente participar de uma das três oficinas, leve materiais, frases, ajude na confecção e faça parte desta história.

É como se cada novo passo desta luta (cada novo ato, debate, reunião, audiência, oficina, redação de panfleto, moção ou mesmo texto de blog) fosse uma nova aula, e a luta contra a Santa Isabel está sendo a minha maior e melhor disciplina, na minha formação em psicologia, e na minha formação como ser humano que nem pensa em parar de lutar por liberdade.

"Meu corpo é feito disso, de carne, sangue e memória...", e para quem já está compondo esta luta comigo, é um prazer ser companheiro de batalha de vocês! Fico feliz de ver que a cada nova aula, a nossa disciplina tem um número maior e maior e maior de alunas e alunos! Ou melhor, de ESTUDANTES! Mesmo que sejam profissionais, familiares, ou usuárias e usuários.

E para quem ainda não pegou nenhuma aula com a gente, nem precisa de matrícula. Se der pra preencher o formulário, é até bom, mas basta vir com a gente nesta luta!


beijinhos de maracujá!

2 comentários: